Os Olhos do Gato - Novidade Livro Ilustrado


Os Olhos do Gato de Alejandro Jodorowsky e Moebius. Lançamento livro ilustrado por A Seita e Arte de Autor em português, agosto 2021... 

Méduz, a águia, partiu para a caçada. Ela não caça para si, mas para o seu senhor... Uma criança, que do alto da sua torre, contempla a cidade decadente. 


Verdadeiro poema visual, de uma simplicidade e crueldade enganadoras, que mostra uma utilização inovadora dos mecanismos narrativos da banda desenhada e do cinema, Os Olhos do Gato é a primeira e a menos convencional das colaborações entre Moebius e Jodorowsky, dupla responsável por obras incontornáveis com a série O Incal, ou A Louca do Sacré Coeur. Uma obra de culto, poética e mística, que, mais de 40 anos após a sua publicação original, mantém intacto todo o seu fascínio. 


Obra singular no percurso de dois geniais criadores, Os Olhos do Gato é uma obra única, até na forma como aborda as convenções da BD para as subverter. Uma obra mítica, que, por ter estado indisponível durante muito tempo, foi bastante mais falada do que lida, o que ajudou ao seu estatuto de verdadeiro livro de culto. Um livro imprescindível, que finalmente é editado em Portugal, numa edição num formato ligeiramente maior do que o original, de modo a que o fabuloso trabalho gráfico de Moebius possa ser devidamente apreciado, em mais uma colaboração editorial entre A Seita e a Arte de Autor. A edição portuguesa inclui o prefácio original de Jodorowsky e é enriquecida por um dossier final da autoria de João Miguel Lameiras que traça a história desta obra singular, ilustrado com imagens raras. 


“Cada vez que via uma página [de Os Olhos do Gato] o prazer espiritual que sentia era de um nível superior ao de um orgasmo. Diante dos meus olhos, tinha a prova inegável de que a banda desenhada é uma grande arte, merecedora de um respeito semelhante ao dispensado aos quadros expostos nos museus.” - Alejandro Jodorowsky (do prefácio) 


Alejandro Jodorowsky nasceu no Chile em 1929, numa família de judeus emigrantes russos. Jodorowsky foi actor, mimo (discípulo de Marcel Marceau), tarólogo de renome, responsável, com Philipe Camoin pela restauração do Tarot de Marselha, criador de uma nova técnica terapêutica, a Psicomagia, poeta, escritor, dramaturgo, encenador, fundador do grupo surrealista Panique (com Fernando Arrabal e Roland Topor), realizador de cinema e principalmente, argumentista de BD. 


Jean (Moebius) Giraud. Nascido em 1938 e falecido em 2012, Moebius foi um dos mais importantes nomes da BD europeia. Possivelmente um dos melhores desenhadores realistas que a Banda Desenhada conheceu, com o nome Gir, com que assinava as aventuras do Tenente Blueberry, Giraud, com o pseudónimo de Moebius, foi também um dos mais influentes autores de BD de ficção científica de sempre, co-fundador da revista Métal Hurlant e responsável pela criação de alguns dos mais fantásticos universos da BD, para além de ter emprestado o seu fabuloso traço à BD em histórias surreais, e ao cinema e à publicidade, em magníficas ilustrações marcadas pela originalidade do seu universo e pelo arrojo gráfico do seu traço. 



PARTILHAR:
 

MAIS MENSAGENS