Lena (Edição Integral) - Lançamento Banda Desenhada


Lena 
(Edição Integral) 
de Pierre Christin e André Juillard. 

Lena é uma série de ficção política que conduz o leitor aos bastidores das alterações geopolíticas que marcaram a história do século XX e XXI. O encontro entre dois monstros sagrados da 9.ª arte: Pierre Christin e André Juillard, que nos oferecem uma obra-prima da banda desenhada... 


A Longa Viagem de Lena 
Ela chama-se Lena. É uma jovem morena, elegante e misteriosa. Ignoramos de onde vem e para onde vai. a sua viagem começa em Berlim-Leste, no bairro onde vivem os antigos dignitários de um regime apagado pelos ventos da História. Lena vai visitar um homem que lhe entrega uma lista de nomes e números de telefone, que ela decora antes de destruir. Depois de Berlim, virá Budapeste e um outro encontro. e depois de Budapeste, Kiev, Odessa, a Turquia e a Síria. de cada vez, um encontro. Poucas palavras são pronunciadas, apenas um objecto estranho é dado por Lena ao seu destinatário: um frasco de perfume, um estojo de emergência para diabéticos. com a longa viagem de Lena, Pierre Christin e André Juillard conduzem o leitor através de uma Europa onde se entrelaça o presente e o passado. Uma Europa onde os sobressaltos de uma História não muito longínqua parecem prolongar-se em estranhos projectos partilhados por aquelas mulheres e homens com quem Lena se cruza. Mas, ela própria, que papel desempenha? Christin e Juillard deixam pairar a dúvida sobre as suas intenções. Como pano de fundo, adivinham-se as sombras do terrorismo internacional alimentado pela frustração de um passado que parecia enterrado, o do ideal comunista. Narração de um percurso que não é como outros, impregnado de nostalgia e melancolia. a longa viagem de Lena permite a Pierre Christin dar livre curso ao seu interesse pela História e pelo destino contrariado dos países do Leste. 


Lena e as Três Mulheres 
Refugiada na Austrália, Lena tenta reconstruir a sua vida longe da violência cega dos atentados. Os serviços secretos, entretanto, não a esqueceram. em breve ela volta a mergulhar na loucura humana, passando por uma Geórgia perturbada e um campo de treino subsariano, antes de acabar num esconderijo parisiense na companhia de três mulheres destinadas ao martírio. Pierre Christin e André Juillard voltam a formar a dupla que tanto nos perturbou com a longa viagem de Lena e assinam uma obra rara, ao mesmo tempo política e contemplativa, que nos permite decifrar o nosso torturado mundo. 


Lena em Pleno Braseiro 
Numa região perdida do norte da América, uma importante conferência desenrola-se no maior segredo, reunindo representantes de diferentes países (Irão, Turquia, Estados Unidos, Rússia, França, etc.) com o objectivo de discutir a crise que sacode o Médio Oriente, incluindo a Síria, que é objecto de considerações geopolíticas. Os diplomatas confrontam os seus pontos de vista, oferecendo por vezes um espectáculo chocante num mundo ameaçado, pronto a explodir... Lena assiste a essa conferência, que tem de supervisionar, não sem dificuldades... Dez anos depois do segundo tomo, Pierre Christin e André Juillard reencontram-se graças a Lena, a personagem que é o centro de uma narrativa de rara inteligência, onde as questões geopolíticas estão mais presentes que nunca. 

Editor: Arte de Autor, maio de 2021 ‧ isbn: 9789895311408 ‧ Idioma: português 


PARTILHAR:
 

MAIS MENSAGENS