Planeta Psicose... BD em Análise


Planeta Psicose 
de Ricardo Santo por Escorpião Azul


Em Planeta Psicose é tudo verdade. Andaram a mentir-nos este tempo todo. A ciência e a racionalidade não passam de instrumentos dos poderes ocultos que controlam o mundo, para nos roubar a liberdade e impor o cativeiro eterno. Não existem factos. Só a nossa opinião é que é verdadeiramente válida. As alterações climáticas, as extinções de espécies em massa, a crise energética e alimentar, as pandemias, o colapso financeiro. 

Tudo tem uma explicação paranormal de contornos conspiratórios. E é tudo mentira. A única esperança da humanidade reside num pequeno punhado de heróis que luta diariamente contra esse conluio maquiavélico. E estas são as histórias de alguns deles. 


Nascido em Leiria, em 1976, Ricardo Santo foi criado em Pataias. Vive atualmente em Barcelona, onde exerce a atividade de designer industrial e é ilustrador, animador e autor de BD no tempo que lhe sobra. 

Em BD recebeu vários prémios em festivais e certames. O primeiro no Amora BD em 1991. E o último no Festival de BD da Amadora, em 2005. Começou a fazer BD desde que aprendeu a escrever e estreou-se a publicar ainda nos anos 80, durante a instrução primária, no Jornal de Pataias, com a série "Ching Xung", inspirada nos "Jovens heróis de Shaolin". 

Já na idade adulta, teve uma breve passagem pelo cartoon político, também na imprensa regional e contribuiu com histórias suas para vários fanzines, revistas e coletâneas de banda desenhada, tendo sido autor do seu próprio "Fanzine para machos" e coautor do pasquim "O Desgraçadinho". Em 2017, publicou em edição de autor o albúm de BD "Livro sagrado". Apresenta agora este "Planeta Psicose" editado em Portugal pela editora Escorpião Azul. 


Planeta Psicose de Ricardo Santo é uma história onde se misturam vários temas, desde a pré-história até à ficção-cientifica, passando pela fantasia. Tudo apresentado de uma forma maluca, mas com uma narrativa bem conduzida irónica, simples e competente! Cheia de ação, reviravoltas e surpresas. 

Com uma arte divertida, dinâmico e expressiva onde ressaltam as cores! Uma leitura bastante divertida e uma grande surpresa pela Escorpião Azul, sendo que é uma aposta mais do que ganha! 


NOTA
0""""""""''"10


PARTILHAR:

PARTILHAR:
 

MAIS MENSAGENS